quarta-feira, 25 de março de 2015

História do Jeans



O Brasil já é o maior produtor de tecido jeans do mundo e produz em média 25 milhões de metros por mês. Não é a toa que grandes empresas nacionais estão investindo forte em inovação, produção e exportação.  Todo esse investimento deu as empresas brasileiras o status de fornecedora das grifes mais famosas do mundo como a Zara, Calvin Klein, Miss Sixty, Replay, quase todas usam o denim produzido aqui.
Mas de onde surgiu essa nossa paixão nacional?

No século 19 era utilizado para lonas e capas de carroça na corrida de ouro da Califórnia um tecido de algodão trançado que chamaram de "denim" por ser semelhante ao tecido fabricado em Nimes na França (o nome "tecido de Nimes" acabou sendo abreviado para apenas "denim"). Acontece que o empresário alemão-estadunidense Levi Strauss ao se deparar com um estoque deste decido que já não estava mais sendo comercializado devido a saturação no mercado, teve a ideia de produzir com o tecido, que era altamente resistente, calças para os mineiros, o sucesso foi imediato. Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi, originalmente, destinado a roupas de trabalho. O primeiro lote das calças tinha, como código, o número 501, que acabou nomeando o modelo mais clássico da empresa. 
Em 1890 Levi Strauss descidiu tingir o tecido com o corante de uma planta chamada Indigus, dando-lhes a cor azul pela qual o jeans é hoje conhecido.


O nome JEANS: o “tecido de Nimes” era utilizado na roupa dos marinheiros do Porto de Génova. Esses marinheiros genoveses tinham o costume de chamar “genes” às suas calças de trabalho. E quando pronunciavam a palavra “genes”, com o habitual sotaque italiano vincado, a expressão acabou por se transformar, com o tempo, em “jeans” e assim se espalhou pelo mundo.


Curiosidades:

Uma peça que é considerada obrigatória no guarda roupas de qualquer classe social, também tem todo o luxo merecido.
Criado por Dussault Apparel o jeans com duas variações, The Whites Jeans e o Golden Jeans ( No primeiro com detalhes dourados e o segundo prateado) esta no mercado o valor de US$250.000, repito, duzentos e cinquenta mil dólares! Cada uma das calças foi costurada e pintada à mão, além de tingida e lavada treze vezes no Canadá. O fabricante diz que isso garante a criação de profundidades e camadas que outros jeans não possuem. Claro que uns rubis e uns diamantes foram incluídos para encarecer um pouco mais o “produto".





Temos também um jeans um pouco mais humilde, mas que é considerado uma obra de arte moderna e que pode ser encontrada por "apenas" US$ 27.000. A estampa colorida cobre inteiramente a calça de modelagem classica Levi´s, e foi criada pelo artista britânico Damien Hirst, cujas obras já bateram vários recordes em leilões de arte.




Voltando ao Brasil, o jeans também é usado como termômetro para medir o crescimento econômico da população brasileira, pois o aumento do consumo de roupas jeans é reflexo do crescimento do país.
Nosso jeans está sendo classificado como "milagroso" por revistas internacionais de moda. O segredo, dizem os admiradores estrangeiros, é que, além de bem cortado, ele arrebita o bumbum. As últimas edições da Elle americana e a Vogue inglesa o comparam ao Wonderbra, a marca de sutiã inglesa que ficou conhecida pelo bem-sucedido combate à lei da gravidade. O jeans brasileiro seria o Wonderbra do bumbum. O efeito Gisele Bündchen associado à expansão de grifes nacionais está provocando maior procura das americanas pelas calças brasileiras.




Consultados:
www.wikipedia
www.aorigemdascoisas
www.portaisdamoda

quinta-feira, 12 de março de 2015

10 dicas para arrumar sua mala






1) Escolha sempre as malas mais leves possíveis. Mochilas são apropriadas apenas para viagens de curta duração. Para viagens mais longas e distantes as malas tradicionais são a melhor opção por deixarem as roupas melhor acondicionadas.

2) Sempre tenha em mente quanto tempo você vai ficar, o clima do local e mudanças climáticas frequentes, e eventos aos quais você poderá participar. Mesmo não tendo em seus planos nenhum evento, é sempre bom levar uma roupa de reserva no caso de aparecer algum jantar especial.

3) No geral, as peças escolhidas devem ser o mais básicas possível. Escola peças que combinem entre si e sempre em cores neutras. Roupas muito específicas ou de cores muito distintas vão dificultar suas combinações e automaticamente aumentar o numero de peças a serem levar. Pense no look para cada dia lembrando que uma calça jeans, por exemplo, pode ser repetida com 2 ou 3 blusinhas diferentes.

4) Evite escolher peças de tecidos que amassem, mas sendo inevitável, coloque-as por ultimo na mala. Dobre estas peças o menos possível e de preferência na vertical.

5) Xampu, Condicionadores, hidratantes e perfumes podem ser colocados em potes menores, apenas com a quantidade que será utilizada. Opte por levar, se necessário. As embalagens originais ocupam muito espaço e não é todo o conteúdo que será utilizado.

6) Se for para lugares frios, o ideal é levar apenas um casaco mais pesado, e em cores neutras como preto, marrom ou off White, se preocupando assim em variar apenas as peças mais leves. Caso seja uma praia, lembre-se que 2 biquines de cores neutras podem fazer 4 combinações.

7) Peças de valor como joias, relógios, documentos e dinheiro devem sempre ser colocadas na bolsa de mão. 

8) Depois de separar tudo o que vai levar, coloque lado a lado todas as coisas na cama e faça uma ultima analise, pode descobrir que esqueceu alguma coisa, ou se dar conta de que algo não é realmente necessário.

9) Leve sempre uma mala um pouco maior para que possa colocar as compras feitas na viagem. Utilizar uma mala justa ao que você esta levando pode dar dor de cabeça na hora de voltar.

10) Sapatos devem ser sempre colocados na parte de baixo da mala e de preferência com as solas voltadas para as laterais. Jeans e jaquetas devem ficar na parte debaixo, logo acima dos sapatos, blusas e camisas na parte de cima e as roupas íntimas (calcinha, cueca, sutiã) devem ficar nos espaços restantes.



Por Karina Rodrigues

sexta-feira, 6 de março de 2015

Dia das Mulheres


Não temos como pesar mais ou menos o fato de sermos mulheres. Ambos os sexos tem sua importância e sua força, e por isso nenhum pode ser mais importante do que o outro. Mas é fato que as mulheres tem em sua essência uma delicadeza, uma espiritualidade que é só delas, e que é sua contribuição em diversas situações e relações. O que chamamos de "toque feminino" é uma faceta das mulheres, assim como é para os homens o senso de localização ou a praticidade nas ações. E é justamente essa essência delicada, harmoniosa e espiritualizada que é presenteada no Dia da Mulher. 

Nada mais justo e propício do que um presente que possa acentuar essa delicadeza e homenagear essa harmonia feminina.

Por isso, elegemos 3 presentes muito significativos para as mulheres:

Chocolates


Trazem uma sensação de bem-estar e relaxamento pois aumenta a produção de endorfina, serotonina e dopamina no organismo. E além disso fazem bem ao coração pois promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes que possui, Também estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina, que é uma substancia com ação semelhante à cafeína.



Rosas


 As Rosas são consideradas as flores mais românticas que existem, além de serem simbolo de respeito, integridade e delicadeza, é sempre um presente inesquecível e emocionante.
Tem o poder de despertar sentimentos de emoção, carinho e admiração.


Diamantes

A pedidos da equipe de Estilo da Oracon, não pude deixar de fora os Diamantes.

O mais duro de todos os minerais recebeu seu nome a partir da palavra grega arcaica "adamas" que significa inconquistável. O que já deixa claro a imponência e fama do diamante.
Para os hindus este mineral era oferecido a Krishna para garantir a vida eterna no céu mais elevado e para os budistas era um simbolo de equilíbrio espiritual, paz de espírito, clareza de raciocínio e percepção ilimitada.
Os árabes, persas e egípcios modernos dizem que possui um extraordinário poder de trazer boa sorte. E todos nós concordamos que presentear alguém querido com diamantes é uma prova de amor infalível, não acham?
Se tornou símbolo de amor inabalável, inquebrável. 

O mais importante é demonstrar o carinho, respeito e agradecimento as mulheres que encantam e enchem de sensibilidade sua vida!

UM FELIZ DIA DAS MULHERES é o que deseja a Oracon.



Por Karina Rodrigues